Diário de Bordo

Registraremos neste blog relatos diários da Profa Suely Avellar a bordo do NasH Dr. Montenegro, navegando pelo Rio Purus. Boa viagem, Suely!

Desde 1997, o acervo do Projeto Portinari tem servido
como ferramenta para um amplo programa de arte e educação, que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todos os estados brasileiros. Para Portinari, o pincel era uma arma a serviço da não violência, da justiça social, da cidadania, da liberdade, do espírito comunitário e da fraternidade. São estes os valores que pulsam na sua obra e que o Projeto Portinari tem levado às crianças e aos jovens de todo o país.

23 de novembro

Chegamos em Açaituba no dia 23. O atendimento foi feito a bordo, pois o navio estava abarrancado. A comunidade tem cerca de 15 casas. O atendimento se estendeu a outras comunidades vizinhas, localizadas nas proximidades, pois a lancha do navio sai com um dos Cabos para avisar às pessoas que o Navio está abarrancado e que o atendimento médico está disponível para todos os que dele necessitarem.

O menino exibe o seu rio.

As pessoas vão pegando suas canoas, algumas motorizadas, outras só no remo, e começam a chegar. As que não têm condução própria são trazidas na lancha, mas ninguém fica sem o atendimento da Marinha. Há uma espécie de compromisso ético entre todos os tripulantes e equipe médica deste navio de nunca deixarem de acolher os ribeirinhos, entendendo que a oportunidade que essas pessoas estão tendo naquele momento poderá preveni-los de doenças que possam se apresentar depois que o navio já tiver passado e que foram detectadas no momento da consulta e medicadas.


As crianças trabalham no chão, junto da exposição.

Enquanto as crianças aguardam o momento da consulta médica ou dentária, ficam sentadas comigo, no chão do navio, ouvido histórias ou pintando. Essa comunidade tinha muitas crianças e todas interessadas nas atividades de arte.

Visitando a exposição.

As crianças escolhem os personagens que mais as impressionaram.

O jovem professor (de camiseta amarela, no fundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário