Diário de Bordo

Registraremos neste blog relatos diários da Profa Suely Avellar a bordo do NasH Dr. Montenegro, navegando pelo Rio Purus. Boa viagem, Suely!

Desde 1997, o acervo do Projeto Portinari tem servido
como ferramenta para um amplo programa de arte e educação, que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todos os estados brasileiros. Para Portinari, o pincel era uma arma a serviço da não violência, da justiça social, da cidadania, da liberdade, do espírito comunitário e da fraternidade. São estes os valores que pulsam na sua obra e que o Projeto Portinari tem levado às crianças e aos jovens de todo o país.

17 de novembro


A Comunidade de Arimã é pequena. Tem algumas casas, uma igreja e a escola. É surpreendente o número de mulheres grávidas na comunidade: 11 ! O Comandante Gleiber que estava presente, brincou com as mulheres, dizendo que elas, dessa maneira, iriam povoar muito rapidamente a Amazônia!

A escada de madeira que no leva até o alto do barranco está muito bem cuidada e isso facilita a nossa caminhada , da beirada do rio até o topo.

A escola não estava em muito boas condições, mas o professor me mostrou a madeira que ele conseguiu com a prefeitura de Tapuá para reformar a escola e os homens da comunidade iriam se reunir em mutirão para reformá-la.

Aí está a escola.



Este é o estado da sala de aula...

Perguntei-lhe como era a questão da merenda escolar e do material didático para as crianças e ele me respondeu que ele ia todos os meses à Secretaria de Educação de Tapauá buscar a merenda , e que quase sempre conseguia trazer os alimentos para as crianças. Quanto ao material didático, os livros eram dados no início do ano e os cadernos e lápis, quando faltavam, ele ia também buscar. As suas queixas eram : o abandono dos ribeirinhos por parte das autoridades e as classes multi-seriadas. Mais uma vez ouvi que eles contam com os “ navios da esperança” para o atendimento médico da comunidade. Os NasHs da Marinha é que socorrem aquela comunidade.


O Cabo enfermeiro Wesley ajuda a Dra. Danielle a preparar o material para o atendimento.

São dois os professores, pois a comunidade está inscrita no programa do Governo Federal “Re-escrevendo o Futuro” e assim é necessário que haja uma outra pessoa para cobrir este programa. O professor dá as aulas de alfabetização para um grupo de 18 adultos, que recebem uma bolsa de R$ 30,00, a merenda e o material escolar. As aulas são sempre aos sábados. A professora se encarrega das crianças e dos adolescentes

O enfermeiro Costa Rocha vacinando.

Os médicos preferiram atender ao ar livre e eu fiquei na sala de aula. O professor já conhecia Portinari e ficou muito contente ao receber os livros. Ajeitei as pranchas com as reproduções e o bauzinho próximo das crianças e começamos a conversar sobre Candinho, para em seguida distribuir as tintas e pincéis para as crianças brincarem. É também neste momento que aproveito para ajudar às dentistas na conscientização da escovação dos dentes. É a arte ajudando na saúde! As crianças ficam pintando enquanto esperam a vez de serem atendidas pelas dentistas e pelos médicos.

As crianças pintam junto do" bauzinho do pintor" e das reproduções dos quadros.

Os pequeninos também pintam!

Todos gostam dos fantoches.

Quando o enfermeiro ou a dentista vem buscá-las para a consulta , prometem sempre que elas voltarão para a “ escolinha de arte do Candinho”. O prometido é cumprido! Muitas vezes as crianças arrancam um dentinho, mas assim mesmo, voltam, com a gaze tamponando o local da extração, sem chorar, nem sangrar. Acho que o carinho das dentistas e dos enfermeiros ajuda a sarar mais depressa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário