Diário de Bordo

Registraremos neste blog relatos diários da Profa Suely Avellar a bordo do NasH Dr. Montenegro, navegando pelo Rio Purus. Boa viagem, Suely!

Desde 1997, o acervo do Projeto Portinari tem servido
como ferramenta para um amplo programa de arte e educação, que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todos os estados brasileiros. Para Portinari, o pincel era uma arma a serviço da não violência, da justiça social, da cidadania, da liberdade, do espírito comunitário e da fraternidade. São estes os valores que pulsam na sua obra e que o Projeto Portinari tem levado às crianças e aos jovens de todo o país.

9 de novembro de 2009

Apresentei-me no navio às 10 horas da manhã. Fui recebida pelo Tenente Porto, um dos jovens médicos da equipe e pelo Imediato do navio, Tenente Daniel, que coincidentemente tinha sido meu aluno na Escola Naval. Os dois me levaram até o Comandante do navio, Capitão de Corveta Gleiber, que me deu as boas vindas. Eu já trazia parte do material que irei usar durante todo o tempo em que estiver a bordo: a exposição de réplicas, livros e pôsteres para serem doados aos professores e material de desenho e pintura para trabalhar com as crianças. Um total de 13 volumes, pois o resto dos livros, os jogos, os CD roms deverão chegar no dia seguinte.

O Comandante Gleiber, gentilmente, me levou para conhecer o navio e mostrou-me os espaços em que estaremos pendurando as réplicas. Conheci os consultórios dentários, os consultórios de atendimento médico, a sala de Raio X e outros espaços do navio. Os consultórios são impecáveis! Dá um orgulho danado na gente se ser brasileiro e poder dizer que esta é a nossa Marinha!

Se vocês também quiserem sentir o mesmo orgulho que eu sinto da nossa Marinha, sugiro que visitem estes sites para saberem mais sobre o NasH Dr. Montenegro, um dos nossos “ Navios da Esperança”:

http://www.mar.mil.br/9dn/OM/NASHMN.htm

http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br/D/D066/D066.htm

E se também quiserem se emocionar entrem no you tube : NasH Dr, Montenegro- U-16

http://www.youtube.com/watch?v=Fv-BBuOT3dI

Para mim, integrante do Projeto Portinari, é um privilégio muito grande poder estar participando desta Comissão do NasH Dr.Montenegro pelo Rio Purus, levando a exposição de réplicas O Brasil de Portinari para mostrar aos ribeirinhos um pouco da obra de Candido Portinari.

Volto para dormir esta noite ainda no hotel e amanhã estarei me apresentando às 14 horas para embarcar nesta importante Comissão.

Tive a ajuda de um marinheiro para carregar a minha bagagem até o navio

Meu camarote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário