Diário de Bordo

Registraremos neste blog relatos diários da Profa Suely Avellar a bordo do NasH Dr. Montenegro, navegando pelo Rio Purus. Boa viagem, Suely!

Desde 1997, o acervo do Projeto Portinari tem servido
como ferramenta para um amplo programa de arte e educação, que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todos os estados brasileiros. Para Portinari, o pincel era uma arma a serviço da não violência, da justiça social, da cidadania, da liberdade, do espírito comunitário e da fraternidade. São estes os valores que pulsam na sua obra e que o Projeto Portinari tem levado às crianças e aos jovens de todo o país.

26 de novembro (manhã)

Hoje, dia 26 de novembro, o atendimento começou pela comunidade de Membeca. Diferentemente das outras comunidades que visitamos, as casas ficam bem para dentro do barranco, e atravessamos um pequeno bosque até chegarmos na escola onde foi montada a estrutura para o atendimento.


Curiosamente, esta é primeira escola de alvenaria até agora.


A comunidade é bem organizada, tem casas mais amplas e um agente de saúde bastante atuante. Coloquei o meu material em uma espécie de varanda lateral, coberta, com o chão forrado de ladrilhos – coisa difícil de se ver por aqui – e iniciamos as atividades.

A comunidade é mais organizada e assim eles conseguem buscar o diesel direto em Tapauá e podem ter eletricidade. Muitas casas têm antena parabólica como esta.

Logo chegaram muitas crianças e uma senhora muito simpática se aproximou com as netinhas e a bisneta e eu a convidei para participar. Vovó Raimunda se acocorou, com agilidade, no chão junto das crianças e começou a pintar com muita desenvoltura.

Fui puxando conversa com ela e perguntei-lhe se vivia ali há muito tempo, ao que ela me respondeu que fazia trinta e três anos que tinha se mudado para esta comunidade. Tinha doze filhos, vinte e sete netos e uma bisneta. Perguntei-lhe também como era viver assim em uma comunidade isolada e ela me respondeu que era bom demais!

Vejam na galeria de fotos como é bonita esta comunidade.



É linda a vista do rio, do alto de Membeca !


Um comentário:

  1. Olá Guarnição do querido NasDrMontnegro.
    Sou o SG-ES Carlos, servi no "Tracajá do Juruá" no período de 2002 a 2005, atualmente encontro-me na Reserva Remunerada morando na cidade de Sorocaba, interior do Estado de SP, e vendo esses relatos e mais as fotos da comissão pelo Rio Purús, me bateu uma forte saudade do tempo em que fiz essa mesma viagem. Na minha época, fizemos atendimento em algumas comunidades, muito além de Lábria, quase chegando na Boca do Acre. Foram momentos que ficarão marcados e registrados pro resto da minha vida. Todas as comissões que fiz no Tracajá do Juruá foram importantes para mim, pricipalmente as do Acre e estarão sempre guardadas na minha mente, fiz 4 ASHOP-ACRE (480 dias), porque alí dei o meu sangue e o meu sacrifício pela minha família, foram muitos dias fora. O melhor momento da comissão a bordo era o dia da véspera do regresso para Manaus, era o JANTAREX, onde a guarnição se reunia no rancho e comemorava o cumprimento da missão. Realmente essas lembranças nos dá muitas saudades. Espero que todos tenham gostado e que façam outras comissões. Está chegando a viagem do Acre e peço que se preparem, é bom que levem bastante repelente e de no mínimo 3 macacões por causa do "pium" porque tem muito no Acre e se o nível do Rio Juruá, estiver muito alto na saída de Cruzeiro do Sul em direção a Porto Walter, falem pro Comandante que deve ter todo o cuidado na hora da passagem sob o fio de alta tensão, que dependendo do nível, o mastro do navio pode bater nos fios e causar um acidente e também todo o cuidado na passagem sobre a cachoeira do Gastão. Neste caso, é aconselhável passar pela cachoeira de dia, mesmo que o nível do rio esteja alto, pra não arrastar o fundo do navio nas pedras existentes, esté local é quase chegando na cidade de Marechal Taumathurgo, tem que alertar o prático Rui porque ele já conhece este local. Espero que estas informações ajudem na navegação. Façam uma boa viagem, com muita união e harmonia, se quizerem mais algumas informações, estou no meu e-mail carlosbrito1000@hotmail.com
    Muito obrigado. Carlos

    ResponderExcluir